sexta-feira, 8 de março de 2013

Monitorias

Interagindo com a turma, já sei alguns nomes e converso com eles eles sobre as atividades da semana. Alguns relatam sobre o que já aprenderam e falam com bastante orgulho.


quinta-feira, 7 de março de 2013

Dica de leitura

Tecnologia educacional
Descubra suas possibilidades na sala de aula
Lígia Silva Leite,
Claudia Lopes Pocho,

Márcia de Medeiros Aguiar
Marisa Narcizo Sampaio.



Este livro oferece uma série de possibilidades de se trabalhar com tecnologias em sala de aula, em linguagem simples e detalhada.
Um exemplar com propostas interessantes, que venham auxiliar esse processo de busca por alternativas que  facilitem ao educador alcançar seus objetivos.

domingo, 3 de março de 2013

Leituras


Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas. 
 
Autora:  Maria Cecília de Oliveira Micotti.

Este livro aborda os conceitos de leituras e alfabetização, seus processos e desenvolvimentos.
Defende a utilização de projetos em sala de aula.
Relata algumas praticas em sala de aula com o olhar focado nas aprendizagens dos alunos. 
 
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Conhecendo a turma

Conhecendo a turminha, apresentação e explicando sobre a minha permanência na sala de aula.




1º ano do Ensino Fundamental
Com 20 alunos, sendo 2 cadeirantes, e uma com deficiência intelectual.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Potfólio



O portfólio é importante para perceber as evoluções do aluno no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem. Este tipo de avaliação permite com que os conhecimentos construídos ao longo do período escolar sejam avaliados de maneira que nada seja descartado. Dar a devida importância a tudo que o aluno aprendeu, esta é a principal vantagem da utilização deste recurso como forma de avaliação. Além de ser uma forma avaliativa para o aluno, o professor deve ver principalmente como uma base para o planejamento. A revisão do portfólio periodicamente pelo professor é de extrema relevância na aplicação das atividades seguintes.  

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Na venda de Vera

 
Fazendo uso da leitura montamos um mercado, conversamos sobre o significado da palavra venda.
 
 
Foi distribuído uma quantia de dinheiro para os alunos.

 
 
Para dificultar as compras coloquei valores altos nos produtos.
 

 
Expliquei que meu mercado os produtos eram muito caros.
 

 
Algumas crianças mostraram domínio e agilidade ao efetuar os cálculos.
 

 
Entre os produtos haviam um xampu do homen aranha e outra caixa com os motivos da hot wheels que com certeza, eles gostariam de adquirir. Porém estavam com valor acima da quantia de dinheiro que distribuída.
 

 
Ao primeiro sinal de interesse eles disseram que o dinheiro não era suficiente para a compra.

 
Ouvi algo como:
- "como a Prof é má".
Perguntei se ao ir no mercado poderiam comprar se não tivessem dinheiro suficiente?
A resposta geral foi não.
 
Mas eles solucionaram o problema rapidamente, quando alguém falou que emprestaria o dinheiro e assim  os produtos mais cobiçados foram vendidos.
Todos compraram e trocaram seus produtos entre si.
No inicio fiquei fazendo o caixa, e após um aluno ficou no meu lugar e fizemos rodízio entre outros.

Lino

Livro disponibilizado pelo projeto do Itaú.
 
 
O livro aborda a amizade, e a saudade.
 
 
As crianças ficaram intrigadas com a história, se o Lino conseguiu ver a Lua novamente ou se ele apenas matava a saudade de sua amiga ao olhar para o céu e ver a lua.
 
 
 
Colorimos e conversamos sobre o autor André Neves.
Fizeram perguntas sobre a assinatura dele, não sabiam o que era, então expliquei. Assim como eles colocam seus nomes nos trabalhos, o autor coloca o seu no livro que escreveu.